Você sabia que existem vários alimentos que cachorros não podem comer pois podem ser prejudiciais a saúde dos peludos e até mesmo letais?
Pois é, ao contrário do que muita gente pensa, nem tudo que nós humanos comemos pode ser oferecido aos cães, já que o organismo deles é diferente do nosso.
Muitas pessoas querendo agradar os pets podem acabar fazendo mal a eles, mesmo com a melhor das intenções. É claro que é realmente difícil resistir ao olhar e a carinha que eles fazem quando nos veem comendo algo, mas é necessário ser firme nesses momentos.
Para que o risco disso acontecer seja o menor possível, é importante que os donos e tutores saibam quais são os alimentos que cachorros não podem comer. E é isso que nós vamos te mostrar. Confira a lista!
Alimentos proibidos para cães
Chocolate
O chocolate talvez seja um dos maiores vilões da alimentação de cães. Isso porque o cacau contém cafeína e teobromina. A teobromina pode causar alergias, arritmias, convulsões, aumento da pressão arterial e até mesmo danos no sistema nervoso.
Alho e cebola
Temperos muito comuns na alimentação de humanos, especialmente na culinária brasileira, o alho e a cebola contam respectivamente com tiossulfato e dissulfeto de n-propil.
Essas substâncias podem fazer com que o cachorro se torne anêmico e, consequentemente, fraco.
Café
A cafeína definitivamente não é uma substância boa para cães. Ela os deixa hiperativos e pode causar tremores bem sérios, arritmia, vômitos e até a morte.
Abacate
O abacate é ótimo para humanos, mas péssimos para cães devido a presença da persina. A persina pode causar sérios problemas intestinais, vômitos e diarréia.
Leite
O leite não é completamente proibido. Alguns cães até toleram a lactose, no entanto é melhor evitar, pois a intolerância é até mais comum neles do que nos humanos. Além disso, a gordura do leite de vaca também não é recomendada.
Outros alimentos proibidos para cães por inúmeros motivos são:
- Uvas;
- Alimentos gordurosos;
- Massas fermentadas;
- Sorvetes;
- Romã.
Por isso é sempre bom ficar de olho e fazer com que o acesso à comida humana seja sempre o mais difícil possível para os cães. Certifique-se sempre que o lixo, por exemplo, não possa ser revirado.
E ao menor sinal de ingestão de qualquer um desses alimentos, corra com o cãozinho para o veterinário.
Alimentos liberados
Muitas pessoas podem pensar:
- “Mas poxa, eles só comem ração todos os dias! Deve ser cansativo.”
Se esse for o seu caso e você queria fazer uma agrado para seu amigo peludo e oferecer a ele uma comida diferente, o ideal é oferecer um petisco próprio para pets, como biscoitinhos ou patês.
Outra opção para variar o cardápio de cães são algumas frutas que são liberadas para cachorros, como:
- Banana;
- Maçã (porém sem as sementes);
- Pêra;
- Manga;
- Melancia;
- Melão;
- Kiwi.
A ração é o melhor alimento para cães
Lembrando que apesar de “liberados”, o ideal é consultar um médico veterinário antes de introduzir esses alimentos na alimentação do seu cãozinho. O mais correto e mais indicado continua sendo o fornecimento de uma ração de qualidade. O mesmo é válido para gatos.
Isso porque a ração para cães é desenvolvida por profissionais especialmente para suprir todas as necessidades nutricionais dos cães.
E para garantir ainda mais a saúde e o bem estar dos animais, atente-se também à classificação etária das rações.
O mercado hoje em dia conta com rações com os nutrientes necessários para cada fase de vida de um cachorro: filhote, adulto e idoso. Afinal de contas, cada fase requer cuidados diferentes.
Além disso, é recomendado que animais castrados comam rações específicas, que geralmente tem menos calorias que as normais.
Isso pode ser necessários porque muito cães após a castração ficam menos ativos e tendem a ganhar muito peso, o que é extremamente perigoso para cães.
A obesidade canina pode acarretar problemas de saúde muito sérios, como a diabetes, problemas nas articulações e de locomoção, aumento do colesterol, etc.
Todos os tipos de ração de excelente qualidade e das melhores marcas de qualidade são encontrados no Universo da Ração. Você pode pedir a melhor para o seu cão através do telefone ou de nosso site e receber em sua casa. Contamos com entrega expressa!
Além de rações, oferecemos ainda petiscos específicos para seu amigo de quatro patas e vários brinquedos para que ele se mantenha ativo, feliz e saudável. Confira também outros itens, como os de higiene e medicamentos veterinários.
Entre em contato com a nossa equipe para saber mais e para outros conteúdos sobre saúde e bem estar de petz, continue acompanhando o nosso blog. Até a próxima!