|| Alimentos que cachorros não podem comer
Blog

Alimentos que cachorros não podem comer

Alimentos que cachorros não podem comer

29 Maio

Você sabia que existem vários alimentos que cachorros não podem comer pois podem ser prejudiciais a saúde dos peludos e até mesmo letais?

Pois é, ao contrário do que muita gente pensa, nem tudo que nós humanos comemos pode ser oferecido aos cães, já que o organismo deles é diferente do nosso. 

Muitas pessoas querendo agradar os pets podem acabar fazendo mal a eles, mesmo com a melhor das intenções. É claro que é realmente difícil resistir ao olhar e a carinha que eles fazem quando nos veem comendo algo, mas é necessário ser firme nesses momentos. 

Para que o risco disso acontecer seja o menor possível, é importante que os donos e tutores saibam quais são os alimentos que cachorros não podem comer. E é isso que nós vamos te mostrar. Confira a lista! 

Alimentos proibidos para cães

Chocolate

O chocolate talvez seja um dos maiores vilões da alimentação de cães. Isso porque o cacau contém cafeína e teobromina. A teobromina pode causar alergias, arritmias, convulsões, aumento da pressão arterial e até mesmo danos no sistema nervoso.

Alho e cebola

Temperos muito comuns na alimentação de humanos, especialmente na culinária brasileira, o alho e a cebola contam respectivamente com tiossulfato e dissulfeto de n-propil. 

Essas substâncias podem fazer com que o cachorro se torne anêmico e, consequentemente, fraco.

Café

A cafeína definitivamente não é uma substância boa para cães. Ela os deixa hiperativos e pode causar tremores bem sérios, arritmia, vômitos e até a morte. 

Abacate

O abacate é ótimo para humanos, mas péssimos para cães devido a presença da persina. A persina pode causar sérios problemas intestinais, vômitos e diarréia. 

Leite

O leite não é completamente proibido. Alguns cães até toleram a lactose, no entanto é melhor evitar, pois a intolerância é até mais comum neles do que nos humanos. Além disso, a gordura do leite de vaca também não é recomendada. 

Outros alimentos proibidos para cães por inúmeros motivos são:

  • Uvas;
  • Alimentos gordurosos;
  • Massas fermentadas;
  • Sorvetes;
  • Romã.

Por isso é sempre bom ficar de olho e fazer com que o acesso à comida humana seja sempre o mais difícil possível para os cães. Certifique-se sempre que o lixo, por exemplo, não possa ser revirado.

E ao menor sinal de ingestão de qualquer um desses alimentos, corra com o cãozinho para o veterinário. 

Alimentos liberados

Muitas pessoas podem pensar: 

  • “Mas poxa, eles só comem ração todos os dias! Deve ser cansativo.”

Se esse for o seu caso e você queria fazer uma agrado para seu amigo peludo e oferecer a ele uma comida diferente, o ideal é oferecer um petisco próprio para pets, como biscoitinhos ou patês.

Outra opção para variar o cardápio de cães são algumas frutas que são liberadas para cachorros, como: 

  • Banana;
  • Maçã (porém sem as sementes);
  • Pêra;
  • Manga; 
  • Melancia;
  • Melão;
  • Kiwi.

A ração é o melhor alimento para cães

Lembrando que apesar de “liberados”, o ideal é consultar um médico veterinário antes de introduzir esses alimentos na alimentação do seu cãozinho. O mais correto e mais indicado continua sendo o fornecimento de uma ração de qualidade. O mesmo é válido para gatos. 

Isso porque a ração para cães é desenvolvida por profissionais especialmente para suprir todas as necessidades nutricionais dos cães. 

E para garantir ainda mais a saúde e o bem estar dos animais, atente-se também à classificação etária das rações. 

O mercado hoje em dia conta com rações com os nutrientes necessários para cada fase de vida de um cachorro: filhote, adulto e idoso. Afinal de contas, cada fase requer cuidados diferentes. 

Além disso, é recomendado que animais castrados comam rações específicas, que geralmente tem menos calorias que as normais. 

Isso pode ser necessários porque muito cães após a castração ficam menos ativos e tendem a ganhar muito peso, o que é extremamente perigoso para cães. 

A obesidade canina pode acarretar problemas de saúde muito sérios, como a diabetes, problemas nas articulações e de locomoção, aumento do colesterol, etc. 

Todos os tipos de ração de excelente qualidade e das melhores marcas de qualidade são encontrados no Universo da Ração. Você pode pedir a melhor para o seu cão através do telefone ou de nosso site e receber em sua casa. Contamos com entrega expressa!

Além de rações, oferecemos ainda petiscos específicos para seu amigo de quatro patas e vários brinquedos para que ele se mantenha ativo, feliz e saudável. Confira também outros itens, como os de higiene e medicamentos veterinários. 

Entre em contato com a nossa equipe para saber mais e para outros conteúdos sobre saúde e bem estar de petz, continue acompanhando o nosso blog. Até a próxima!

1